quinta-feira, 17 de março de 2011



Recordações!

A propósito da exposição - Educar, recordo com saudade cinco Professores - Meu Pai e meus irmãos Elzira, José e Manuela, e minha sobrinha e afilhada Sofia.
Meu pai - Alberto de Sá Marques de Figueiredo, foi professor no Liceu Nacional de Lisboa (S. Domingos) e depois no Liceu Camões, onde iniciou o ensino experimental da Física, e na Escola Industrial de Fonseca Benevides.

Minha irmã Elzira Machado Sá Marques, lecionou nos Liceus Alexandre Herculano (Porto), Pedro Nunes (Lisboa), Maria Amália Vaz de Carvalho (Lisboa), Nacional do Funchal, Nacional de Setúbal, Nacional de Viseu, Nacional de Oeiras e D. Filipa de Lencastre (Lisboa).

Meu irmão José Machado Sá Marques, foi professor muito querido dos cegos, a quem ensinava música no Instituto Branco Rodrigues (S. João do Estoril).

Minha irmã Manuela Machado Sá Marques, lecionou no Colégio Correia Mateus (Leiria) e no Liceu Camões.

Minha sobrinha Sofia Machado Sá Marques, ensinou educação musical no Liceu da Parede (Agrupamento de Escolas de Santo António).





Alberto de Sá Marques de Figueiredo




Meu Pai numa aula de Física no Liceu Camões



Meu Pai com colegas e discípulos






Homenagem prestada a meu Pai em 1921, na Escola Industrial Fonseca Benevides











Minhas irmãs Manuela e Elzira, em Barrelas (Vila Nova de Paiva)



Minha irmã Elzira acompanhando a nossa Mãe





Minha irmã Manuela com nossa Mãe



Meu irmão José com nosso querido tio Bernardino


Meu irmão José tocava admirávelmente viola!


Minha afilhada Sofia, filha de meu irmão José



2 comentários:

Teresa disse...

Não imagina com que emoção encontrei aqui um retrato da minha querida Miss Sá Marques, de quem fui aluna no Liceu de Camões, aos 12 e 14 anos, antigos 3.º e 5.º anos do Liceu.
Fiquei muito triste quando soube que já não estava entre nós, mas posso dizer-lhe que foi uma professora exemplar, que foi com ela que comecei a aprender inglês e que se hoje o meu domínio da língua é francamente bom ela tem uma grande quota-parte de responsabilidade.

Aproveito para lhe fazer uma pergunta. Alguém me disse, não há mais de dois ou três anos, que sua irmã, a Dr.ª Manuela Sá Marques, tinha sido a última criança a nascer no palácio de Belém. Achei a informação fascinante. Confirma?

Laura Garcez disse...

Todos nós, segundo se diz, temos um professor que nos marca. No meu caso foi a Dra. Maria Manuela Sá Marques, minha professora de Inglês de 1971 a 1974.