sexta-feira, 4 de março de 2011




Na homenagem prestada a Elzira Dantas Machado e sua filha Rita, e organizada pela Civitas Braga - Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos do Cidadão , com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e o Museu Bernardino Machado, recordei o papel de educadora de minha Mãe, ajudando minha Avó nos cuidados aos irmãos mais novos, e depois de casada na formação dos seus oito filhos. A este propósito li uma carta de minha Avó para minha Mãe, escrita em 1933, quando do 2º exílio do Avô, e também um bonito postal em que o Avô Bernardino, em 1905, refere a importância dos irmãos mais velhos na educação dos mais novos.










"...Não descures a tua pessoa. Não te entregues tanto aos outros. e olha por ti. És muito precisa não só para a tua família, como para os teus irmãos, que me ajudaste a criar, e a mim fazes-me falta pela companhia quando aí vou e estou contigo..."





"Os filhos mais velhos não compreendem facilmente e não apreciam justamente a excessiva tolerância dos pais para com os filhos mais novos. É que, para a educação dos mais velhos, os pais estão sós, e, para a dos mais novos, já contam com os mais velhos. Mesmo por isso estes precisam de ser modelares."

As filhas mais velhas - Manuela e Rita, em 1902


Minha Mãe com seus pais e irmãos em 1905
Na 1ª fila estão, da esquerda para a direita, o Miguel, a Maria, a Joaquina e o António (que tem a mão direita no ombro da Joaquina), a ama da Sofia, com a criança ao colo;
Na 2º fila estão o Bernardino, a Elzira (sentada), a Rita, Bernardino Machado e Elzira Dantas Machado, o Domingos e o Inácio (sentado na cadeirinha; esta cadeira esteve depois em casa da Rita e nela comeram os seus oito filhos; está actualmente no Museu de Famalicão);
Na 3ª fila estão a Jerónima, a Joana (sentada no colo do pai) e o Bento (ao colo da mãe).


Minha Mãe, ainda solteira, em 1911, com seus Pais, irmãos, cunhados e sobrinhos
Na 1ª fila - Jerónima, Manuela com seu filho Júlio e o marido Angelo Vaz, Domingos, Maria, Rita, Sara casada com o António, tendo a filha Maria Elzira ao colo, Miguel;

Na 2ª fila - Sofia, Elzira, Joaquina, Bernardino, filho mais velho de Manuela e Angelo Vaz, Joana, Bento, Bernardino Machado e Elzira Dantas Machado, com Narciso ao colo, Bernardino
Sentado no chão - Inácio



1 comentário:

Unknown disse...

que lindo! bjs pai