segunda-feira, 28 de março de 2011




28 de Março de 2010 - Aniversário de Bernardino Machado


Paula Lamego e Vitória Maria no Museu Bernardino Machado

Vim com a Vitória Maria ao Museu Bernardino Machado, para estarmos presentes na cerimónia do lançamento do novo livro das Obras de Bernardino Machado - III POLÍTICA Tomo 1 - Edição Húmus, a realizar hoje.

Recordando meu Avô no dia de hoje!


Foi no verão de 1943, na Senhora da Hora, que passei, pela ultima vez, umas semanas de férias com meu Avô Bernardino. Recordo que numa daquelas manhãs em que o ouvíamos com enlevo, o interrompi, para, com a irreverência de jovem, o invectivar: - "Se o Avô em 1907 se mantivesse na cátedra, certamente teria contribuído para a reforma da Universidade, e a Família estaria hoje melhor..." O que fui dizer! Só quando fui buscar o livro "A Universidade de Coimbra" e li algumas passagens da oração "O Marquês de Pombal", a conversa serenou... Dias depois, no patamar da entrada da vivenda da Senhora da Hora, despedia-me do Avô, que não escondeu as lágrimas. Quando me ausentei, o Avô perguntou a meu irmão Luís - "Porque é que o Manuel vai tão cedo, tem namorada em Lisboa?"


2 comentários:

paula disse...

Belo dia, excelente companhia. Ficam sempre saudades!
Obrigada aos dois, por todo o carinho e amizade
Do coração
Paula Lamego

Unknown disse...

e tinha namorada em lisboa????