sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011





MUSEU BERNARDINO MACHADO











Apresentação do Livro "As Mulheres na Implantação da República"
28 de Fevereiro de 2011

Conferência - As Mulheres na República, pela historiadora Fina D’Armada, autora do Livro “As Mulheres na Implantação da República”.
Homenagem a Elzira Dantas Machado (mulher de Bernardino Machado) e sua filha, Rita Dantas Machado, destacadas activistas da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas e dos Direitos das Mulheres.
Depoimento do neto e filho das homenageadas – Dr. Manuel Sá Marques.
Momento musical pelos alunos da Fundação Castro Alves / CCM/ARTAVE.


Livro: As Mulheres na Implantação da República
Autora: Fina D’Armada
Organização: Civitas Braga
Hora: 16h30
Local: Museu Bernardino Machado
Resumo:
Esta obra trata das mulheres de Norte a Sul do País que tiveram algum papel no processo de implantação da República. Realça as lutas femininas colectivas ou isoladas para a instauração de um novo regime, depositando nessa mudança o desejo de melhoria da sua condição. Começa em 1880, quando Angelina Vidal discursa na abertura do partido republicano do Porto, vestida de verde e vermelho (origem das cores da nossa bandeira?), e termina com a morte da sufragista Carolina Beatriz Ângelo, em 1911, que, de certa forma, significa a morte dos sonhos...
"Nesta obra, Fina d'Armada convida-nos a uma viagem contra a invisibilidade das mulheres na luta pela implantação da nossa centenária República.
Se a República de há cem anos traiu as mulheres ao não cumprir a promessa do sufrágio universal - não lhes concedeu o voto, como era desejado e reivindicado - e eliminou-as dos compêndios de história, Fina d'Armada devolve-nos, nesta obra, uma memória fundamental. Justamente, para que o silêncio de ontem não se sobreponha a uma imensidão de rostos e vozes que hoje se fazem sentir. (...)
Por isso mesmo, o centenário da República é um momento chave para se repor alguma justiça histórica, ou seja, é um momento de privilégio para devolvermos as mulheres ao seu lugar por direito na história de Portugal, em particular nestes cem anos de República. Em boa hora a autora decidiu oferecer-nos recortes esquecidos da nossa história para que não prossigamos o nosso caminho apenas com metade da visão sobre o mundo."
Elza Pais (Secretária de Estado da Igualdade, In Prefácio)

"Eu queria ver - e por que não? - Queria ver a mulher legislando… Eu queria ver a mulher - e por que não? - na magistratura… Eu queria ver a mulher francamente na medicina - e por que não? Eu queria ver em tudo a mulher ao lado do homem..."
Emília Santos Silva ( Republicana do Porto, Fevereiro de 1910)

Em Outubro do ano passado Fina d'Armada foi homenageada pela Civitas Braga - Associação para a Defesa e Promoção dos Direitos dos Cidadãos



Momento em que a Civitas, pela mão de Manuela Granja, entrega a Fina d'Armada, uma peça de cerâmica com a imagem da Republicana Ana de Castro Osório, gentilmente oferecida à Civitas pela Fundação Castro Aves e fabricada na Escola Oficina de Cerâmica desta Fundação.





Sem comentários: