segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011




Meu Avô Bernardino após o pedido de exoneração de Professor da Universidade de Coimbra (16 de Abril de 1907), em atitude de protesto contra a repressão governamental à greve académica, vem residir para Lisboa. Achámos interessante digitalizar a carta que escreveu a seu filho António, em Junho de 1907, para Coimbra. O filho Miguel, regressava, nesta altura, de Zurich, onde terminara os estudos.
Poucos dias depois, em 11 de Julho, é-lhe promovida uma homenagem pública, na Travessa do Pinheiro (à Estrela), onde então residia.






"António

É claro que as conferências particulares que tenho, não são do domínio público senão quando eu e as outras pessoas que nelas intervêm, estamos por isso. Se as refiro em casa, não é para se repetirem sem a minha expressa anuência. Estou em cuidado com a Mamã. Ela que faça o favor de dizer à D. Sofia que este ano vamos para Moledo. Viram a "Ilustração Portuguesa" ? Saudades pra todos do

teu pai

Bernardino

A Mamã que autorize o Miguel a vir por Nápoles e depois por mar."




A Ilustração Portuguesa a que Bernardino Machado faz referência na carta para o filho António