domingo, 9 de janeiro de 2011




Bernardino Machado foi o 1º Embaixador de Portugal no Brasil!

No anterior blogue de 1 de Abril de 2010 fizemos referência à estada de Bernardino Machado no Rio de Janeiro, para onde partiu no navio "Arlanza", em Junho de 1912, na qualidade de Ministro de Portugal no Brasil, e de onde regressou em 10 de Janeiro de 1914, à bordo do paquete "Avon", já como Embaixador. Acompanharam-no minha Avó Elzira e minhas tias Maria, Joaquina, Jerónima e Elzira. Minha Avó regressou a Portugal, com as filhas Maria e Jerónima, passado pouco tempo, ficando meu Avô acompanhado das outras duas filhas.


Bernardino Machado no gabinete de trabalho no Rio de Janeiro

Meu Avô Bernardino tendo a sua direita minha Avó Elzira, com as filhas (na primeira fila e da dir. para a esq.) Maria, Jerónima, Joaquina e Elzira





Bernardino Machado esteve acompanhado pelas filhas Joaquina (á sua direita) e Elzira (à sua esquerda)






As duas filhas que o acompanharam na Embaixada até ao seu regresso



Do livro - "Bernardino Machado" - de Oliveira Marques, transcrevemos o referente a actuação como "Diplomata no Brasil":





Sem comentários: