domingo, 30 de maio de 2010

A REPÚBLICA NAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha - Tapada das Mercês

Mais videos gentilmente cedidos pela Professora Ana Maria Alves




video



video




video



video

sexta-feira, 28 de maio de 2010



A REPÚBLICA NAS ESCOLAS

Recordação, já muito saudosa, do dia passado no Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha, na Tapada das Mercês.

video





No blogue de 27 de Julho de 2009 faz-se referência à oferta da "Sementeira" a Bernardino Machado, pelos autores da música e versos, quando da homenagem que lhe foi feita no dia 28 de Julho de 1907.


quinta-feira, 27 de maio de 2010







Galeria de Exposições dos Paços do Concelho de Lisboa







O Catálogo da Exposição









HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA



A Hemeroteca Digital acaba de digitalizar os dois primeiros números de "A Gafanha", publicados por Campos Lima





http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/AGafanha/AGafanha.htm

quarta-feira, 26 de maio de 2010








As Crianças e a República

Ontem tive a grande alegria de conviver com as crianças que frequentam o Jardim de Infância de S. Vicente do Agrupamento de Escolas Gil Vicente.
Que manhã maravilhosa!
Há algum tempo a Mariana e a sua tia Catarina, pediram-me ajuda para o trabalho que a Marianinha gostava de entregar no Jardim de Infância, sobre um Presidente da República. Sugeri que pedissem também o apoio do Museu Bernardino Machado, de Famalicão, que logo colaborou, oferecendo muitos presentes para todas as crianças e professores.
Pouco tempo depois recebi o convite da Professora Fernanda Silva Nunes para a festa que prepararam com tanto carinho, e que ontem se realizou.
Agradeço cordialmente a todos!
Reproduzo fotografias do encontro, algumas tiradas pelas próprias crianças, que assim me ajudaram na reportagem fotográfica.


Mariana d'Almeida Tamayo - aluna do Jardim de Infância de S. Vicente - a autora da "História de um menino que quando cresceu foi duas vezes Presidente da República"

Um presente que recebi da Mariana

O trabalho da Mariana

A visita inesquecível ao Jardim de infância de S. Vicente, instalado no edifício da Junta de Freguesia de S. Vicente

À entrada do Jardim de Infância

Uma maravilha!

A Professora Fernanda Silva Nunes e a Anabela Santos

A Professora Dra. Maria João Queiroga, Coordenadora da Biblioteca da Escola Secundária Gil Vicente, que tão simpaticamente compareceu no convívio.



A mãe da Mariana, Valentina Tamarayo, entregando os presentes do MUSEU BERNARDINO MACHADO ás Professoras Fernanda Silva Nunes e Maria João Queiroga.

A mãe da Mariana, Valentina d'Almeida Tamayo, com a Professora Fernanda e a Anabela

As Professoras Maria Fernanda Silva Nunes e Maria João Queiroga com os presentes oferecidos pelo MUSEU BERNARDINO MACHADO







terça-feira, 25 de maio de 2010



Uma Recordação

Uma das Revistas Médicas portuguesas que lia periódicamente, nas décadas de 50 e 60, era a "Semana Médica", diirigida pelo Doutor Almerindo Lessa. No domingo encontrei este número com referências a Bernardino Machado.




segunda-feira, 24 de maio de 2010



Reproduzo do blogue A REPÚBLICA NA VISCONDE mais uma recordação da minha ida ao Agrupamento de Escolas Visconde Juromenha, na Tapada das Mercês, manifestando a admiração pela obra pedagógica que todo o Corpo Docente e seus Auxiliares aí estão realizando. Um beijo afectuoso à Professora Coodenadora do Programa a República nas Escolas, Dra Ana Maria Alves.


A República na Visconde - Blogue das Comemorações do Centenário da República do Agrupamento de Escolas Visconde Juromenha, onde são divulgadas todas as actividades efectuadas no Agrupamento relacionadas com o evento. "Saúde e Fraternidade" (Saudação usada entre republicanos após a Proclamação da República)

Conforme relatei no meu blogue de 18 de Maio passado, inserida nas Comemorações do Centenário da República, realizou-se no dia17 a minha visita/ palestra ao Agrupamento de Escolas Visconde Juromenha, a convite da Professora Ana Maria Alves, Coordenadora do Programa "A República nas Escolas". A visita iniciou-se na Eb1/ JI Tapada das Mercês nº 2 com a apresentação aos alunos, o que se pode ver no video que retiramos do blogue "A República na Visconde".



video




Bernardino Machado entrevistado em Vigo por Aprígio Mafra, redactor do Diário de Lisboa


Fotografia tirada em 23 de Julho de 1932 pelo Professor Bento de Jesus Caraça no Gran Hotel Continental de Vigo e que me foi oferecida por Amílcar Fernandes de Barros Queiroz

Verso da fotografia com notas escritas por Amílcar Fernandes de Barros Queiroz







Dados biográficos de Amílcar Fernandes de Barros Queiroz, retirados do Dicionário de Maçonaria Portuguesa, de Oliveira Marques

Hotel de Vigo onde Bernardino Machado residiu do final de Maio a Setembro de 1932

Para ler os textos, clicar por duas vezes