sexta-feira, 17 de dezembro de 2010



Recordando o Rogério Fernandes ! Com um abraço para o Miguel Urbano,"amigo de calções".








Outro abraço para o Dr. Amadeu Gonçalves, que amávelmente me cedeu as cópias das páginas da publicação brasileira - "Revista de HISTÓRIA da Biblioteca Nacional", que tinha reproduzido no seu blogue - "literatura&filosofia" - do dia 15 passado - http://litfil.blogspot.com





O Dr. Amadeu Gonçalves, no blogue referido, acrescenta os seguintes períodos da conferência que Bernardino Machado proferiu, no dia 4 de Agosto de 1906, no Centro Democrático de Lisboa:

"Vim da monarquia. Não solicitei do Partido Republicano nada, nem a inscrição do meu nome nos seus cadastros; mas tanto me identifiquei com ele, que todas as considerações ele me tem dispensado, até me elevar ultimamente à suprema dignidade de membro do seu directório. E não precisei para isso de quebrar a minha personalidade moral por quaisquer complacência. Continuo a ser o que sempre fui, um homem de ordem, de paz, a quem repugnam todas as violências, que quer o respeito de todos os direitos, e respeita no fundo de todos eles o direito de viver, mas decidido a caminhar sempre e ir sempre para a frente, custe o que custar, sem ódios, sem ameaças, mas também sem desfalecimentos, inexoravelmente, até à última extremidade aonde seja necessário ir para defender a liberdade, porque só ela é a ordem, a paz e a segurança de todos os direitos. Eu que, em monárquico, combati tantas vezes não só os meus adversários monárquicos, mas também os meus próprios correligionários e até colegas meus do ministério, eu que me esforço por ser bom, mas não à custa da minha independência, nem à custa de ninguém... eu não estou passivamente dentro do Partido Republicano, deixando-me arrastar pela onda que passa, eu luto e lutarei sempre dentro dele, contra o mal - que, seja quais forem as formas que revista, é sempre a ditadura, o desmancho dos chefes - porque não é só na sociedade portuguesa que os dirigentes valem muito mais que os dirigidos, também no Partido Republicano, apesar de todo o meu apreço por tantos seus dirigentes, que são grandes mestres de democracia, as virtudes cívicas brilham para mim sobretudo no povo republicano. A superioridade mesmo do nosso partido vem disso, de ser o único partido do povo."


Sem comentários: