domingo, 5 de dezembro de 2010



O afecto com que meu Avô envolvia a Família!

No segundo exílio, após uma permanência em Vigo e na Corunha, Bernardino Machado, instalou-se em Cambo les Bains (Jujho de 1927). Nessa altura meu Pai tinha-se sujeitado a uma intervenção oftalmológica, indo convalescer para a Cruz Quebrada com as suas quatro filhas e os seus quatro filhos.

Carta de Cambo les Bains – 4 de Agosto de 1927

Querido Alberto
Recebi a esperada carta que, por mão da Rita, me dirigiu, logo à chegada; e estimei deveras ver o auspicioso estado de ânimo em que se encontrava no seio da família. Nada melhor para completar felizmente o seu tratamento. A Rita é uma excelente companheira, tão forte de espírito como boa de coração, e os seus filhos vão merecendo bem o carinho que ambos lhe votam. As três professoras são admiráveis, cada uma no seu feitio pedagógico. As cartinhas do Zeca e do Alberto atestam os seus progressos e como aprendem também com elas a ser afectuosos. O Luis tem o mesmo ideal que eu – uma revolução sem sangue. É revolucionário por amor do Avô como eu sou por amor aos novos como os meus netos. Passado e futuro reclamam a dignificação do poder. O Manuel está um prometedor rapaz, e a Maria Francisca é um mimo. Que todos aí aproveitem. A Zirinha, muito crescida, mas magrinha. Gostei muito dos retratos, só faltou o da Nela. Se a Mariquinhas continuar com as primas, não poderá ficar melhor. Com ansiedade aguardo a boa nova do êxito favorável do seu tratamento. E abraçamos-los saudosamente.
Sempre todo seu
B. Machado

Se for para aí uma encomenda de livros, peço o favor de avisar, guardando-os.
Lembranças nossas primeiro para a Sra. Camila, as três criadas e o David. Ele vai à noite à escola?
Se qualquer carta minha se atrasar e a Mamã já não estiver aí, peço o favor de a abrir.


Sem comentários: