Em Março de 1944 Bernardino Machado é internado na Clínica Dr. Alberto Gonçalves, no Porto. vindo a falecer em 29 de Abril.
Meus Pais nunca se cansaram das inúmeras diligências a que procederam para que meu Avô viesse residir, como era seu desejo, para a linha de Cascais, onde usufruria de melhor clima. Infelizmente sem sucesso!
Reproduzo a correspondêcia recebida por meus Pais, de meu Avô, antes do seu falecimento.
Alberto:
Muito obrigado pela suas sempre extremosas palavras. Venho pedir muito especialmente notícias da nossa santa Rita. Eu tinha preparado tudo para ir do Porto para o Estoril. Mas à última hora coincidiram dois factos: o adiamento da vinda do Covões que se tinha oferecido no seu automóvel, e conjuntamente com o mau tempo que sobreveio ao meu médico que eu não tivesse todas as forças para fazer a viagem. Para aqui voltamos todos e continuaremos se o nosso médico me autorizar a partida. Desejava muito falar-lhe sobre o assunto pendente do processo de sucessão de minha Mulher. Com a avaliação extremamente baixa que foi feita da propriedade rural de Portela está tudo parado sem chegarmos à partilha amigável que é da maior urgência, muito especialmente para mim que cada vez me encontro mais sobrecarregado com as mesadas extraordinárias aos meus filhos.
Saudosamente os abraço, e até breve aí ou aqui.
Todo seu
Bernardino
Querido Alberto:A visita da nossa santa Rita é neste momento a mais expressiva prova de amizade que me podia dar esse querido lar. Comprendo bem o sacrifício que todos fizeram e abraçando-a, a todos abraço do coração. E quando aqui os terei a todos?
Seu gratíssimo sogro
Bernardino
Sem comentários:
Enviar um comentário