terça-feira, 2 de novembro de 2010



As comemorações do Centenário da República em Alenquer

O Dr. Filipe Rogeiro teve a amabilidade de enviar, a nosso pedido, as fotografias e a notícia das Comemorações realizadas no dia 5 de Outubro em Alenquer. Um apertado e cordial abraço de gratidão!


"No dia 5 de Outubro, Alenquer comemorou os 100 anos da República com diversas cerimónias que se prolongaram até ao final da tarde. Logo pela manhã concentraram-se, junto dos Paços do Concelho, autarcas municipais e de freguesia para assistir ao hastear da bandeira de Portugal ao som do hino nacional “A Portuguesa”, tocado pela Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada. Refira-se que Alenquer integrou o grupo de 200 municípios que replicaram o hino nacional em uníssono, tendo sido dado o sinal pela Banda da GNR, às 10:30, a partir da Praça do Município, em Lisboa. No átrio foi inaugurada a exposição "Alenquer, 5 de Outubro de 1910" e na sala Dr. Teófilo Carvalho dos Santos decorreu uma sessão evocativa da forma como o dia da implantação da República foi vivido em Alenquer e das personalidades que contribuíram para a história da vila, entre as quais Bernardino Machado, que viria a exercer o cargo de Presidente da República em 1915-17 e 1925-26. Foi também apresentado o livro “Alenquer, 5 de Outubro de 1910. A República na Imprensa Local”, da autora a Alexandra Maria Barros Ventura, uma edição comemorativa dos 100 anos, apoiada pela câmara municipal.
Ao início da tarde foi inaugurado, na Horta d´El Rei, um memorial a Bernardino Machado, com a presença da sua neta e bisneta, no local onde este se encontrava quando teve conhecimento da proclamação da República. E onde esteve igualmente aquando das comemorações do primeiro aniversário da República, a comemorar a efeméride, a convite de alguns entusiastas republicanos locais. A encerrar as cerimónias, foi descerrada, na casa onde residiu, junto à Igreja de S. Pedro, na Vila Alta, uma placa alusiva a Teófilo Carvalho dos Santos, defensor dos ideias republicanos e presidente da Assembleia da República entre 1978 e 1980, com a presença de familiares e amigos, entre os quais Mário Soares e sua esposa Maria Barroso".

A neta de Bernardino Machado, Manuela Dantas Machado, e o Presidente da Câmara Municipal de Alenque, Jorge Riso, descerrando o Memorial.

"NÃO PODEREI ESQUECER QUE ME FOI
AQUI COMUNICADO O RESSURGIMENTO
DA NOSSA QUERIDA PÁTRIA!»

PALAVRAS DE BERNARDINO MACHADO
AQUI PROFERIDAS DURANTE A
COMEMORAÇÃO DO PRIMEIRO
ANIVERSÁRIO DA REPÚBLICA
POR TER SIDO NESTE LOCAL QUE TEVE
CONHECIMENTO DA SUA PROCLAMAÇÃO
EM 5 DE OUTUBRO DE 1910.

BERNARDINO MACHADO VIRIA A EXERCER
(EM 1915-1917 E 1925-1926) O CARGO DE
PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA.

ALENQUER, 5 DE OUTUBRO DE 2010




Manuela Dantas Machado, neta de Bernardino Machado, recebe das mãos de José Henriques Leitão Lourenço um ramo de flores, repetindo o gesto que sua avó Quitéria Leitão Lourenço tivera para com Bernardino Machado cem anos antes.



Da esq. para a dir. - José Henriques Leitão Lourenço, referindo-se ao episódio da passagem de Bernardino Machado por Alenquer, testemunhado pelos seus antepassados, Carlos Cordeiro, antigo deputado na A.R., Fernando Rodrigues, Presidente da Assembleia Municipal de Alenquer, Jorge Reis, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Manuela Dantas Machado e Maria Miguel Machado Sales Grade, neta e bisneta de Bernardino Machado.

Sobre a história contada por José Henrique Leitão Lourenço, poderá ver mais no seu blogue em:

http://couraca.blogspot.com/2010/10/no-centenario-da-republica.html



Sem comentários: