sábado, 9 de outubro de 2010






PROTESTO

No encontro dos Centros Republicanos que decorreu em Campo de Ourique, no Quartel onde arrancou a Revolução do 5 de Outubro, foi aprovado por aclamação um protesto devido à Comissão do Centenário da República e ao Conselho de Administração da Imprensa Nacional Casa da Moeda por continuarem a inviabilizar a edição da medalha evocativa do 5 de Outubro de 1910, da autoria do Prof. escultor João Duarte, e classificada, em primeiro lugar, num concurso público realizado, no âmbito das comemorações nacionais.
O protesto foi lançado pelo jornalista António Valdemar na intervenção que proferiu, na qualidade de Presidente da Assembleia Geral do Centro Republicano Almirante Reis, exigindo, entretanto, explicações urgentes perante «tão insólita e inexplicável posição».
Durante a romagem, no cemitério do Alto de S. João, ao túmulo dos fundadores da República, António Valdemar, orador da cerimónia, e também na qualidade de Presidente da Assembleia Geral do Centro Republicano Almirante Reis, manifestou outro protesto: o adiamento, desde 2003, na Comissão de Toponímia da Câmara Municipal de Lisboa, em atribuir os nomes de João Chagas e Mário de Azevedo Gomes a duas ruas de Lisboa, enquanto em recentes executivos municipais, um largo de Benfica ficou com o nome de um juiz do Tribunal Plenário que funcionava em ligação directa com a PIDE.
Esta última decisão foi aprovada por representantes de instituições oficiais que voltaram a ser propostos e reconduzidos para a actual Comissão de Toponímia. Também continua na agenda da Comissão de Toponímia da Câmara Municipal de Lisboa, a proposta para atribuir uma rua com o nome do general que, como Governador Civil de Lisboa, encerrou as Conferencias Democráticas do Casino, promovidas por Antero de Quental, Eça de Queiroz, Batalha Reis e outras personalidades emblemáticas da cultura portuguesa.




Sem comentários: