Para o Dr. Artur Sá da Costa, com um apertado e cordial abraço
1 comentário:
Anónimo
disse...
Caro amigo Dr. Sá Marques, A sua militância republicana e cívica continua a surpreender-me. Verifico que acompanha com detalhe o que acontece pelo país fora na evocação do centenário da república. Consegue aquilo que a comunicação social não é capaz de fazer: Olhar para a “Província”, e não quedar-se pela capital e ao programa oficial das comemorações. Agradeço-lhe a sua sempre generosa atenção com o que se vai fazendo aqui em Famalicão. Vejo que não lhe escapou o capítulo do Boletim Cultural dedicado ao Centenário da Republica. Devo proclamar, que as duas cartas que divulgamos naquela publicação Municipal, de Bernardino Machado e de sua esposa Elzira Machado Dantas, datadas respectivamente de 5 e 6 de Outubro de 1910, foram depositadas no Museu Bernardino Machado pelo Dr. Sá Marques e seus familiares, integrando o vastíssimo espólio doado ao Município de V.N. de Famalicão. A sua divulgação tem um carácter simbólico, homenageia Bernardino Machado, sem deixar, de evidenciar que, contrariamente ao pensamento dominante, a Republica também foi obra dos republicanos da “Província”, que não esperaram pelo telégrafo para erguer a causa e os valores republicanos. Há dezenas de anos que andavam a divulgar, na imprensa local que fundaram, o ideal republicano e há décadas que combatiam a Monarquia, disputando inclusive eleições municipais. Quando o 5 de Outubro floriu em vitória estavam preparados para assumir o poder autárquico. Foi o que a Comissão Municipal Republicana, liderada por Sousa Fernandes, fez em Famalicão. Um abraço Para si e Para a Vitória Maria Artur Sá da Costa
1 comentário:
Caro amigo Dr. Sá Marques,
A sua militância republicana e cívica continua a surpreender-me. Verifico que acompanha com detalhe o que acontece pelo país fora na evocação do centenário da república. Consegue aquilo que a comunicação social não é capaz de fazer: Olhar para a “Província”, e não quedar-se pela capital e ao programa oficial das comemorações.
Agradeço-lhe a sua sempre generosa atenção com o que se vai fazendo aqui em Famalicão. Vejo que não lhe escapou o capítulo do Boletim Cultural dedicado ao Centenário da Republica. Devo proclamar, que as duas cartas que divulgamos naquela publicação Municipal, de Bernardino Machado e de sua esposa Elzira Machado Dantas, datadas respectivamente de 5 e 6 de Outubro de 1910, foram depositadas no Museu Bernardino Machado pelo Dr. Sá Marques e seus familiares, integrando o vastíssimo espólio doado ao Município de V.N. de Famalicão.
A sua divulgação tem um carácter simbólico, homenageia Bernardino Machado, sem deixar, de evidenciar que, contrariamente ao pensamento dominante, a Republica também foi obra dos republicanos da “Província”, que não esperaram pelo telégrafo para erguer a causa e os valores republicanos.
Há dezenas de anos que andavam a divulgar, na imprensa local que fundaram, o ideal republicano e há décadas que combatiam a Monarquia, disputando inclusive eleições municipais. Quando o 5 de Outubro floriu em vitória estavam preparados para assumir o poder autárquico. Foi o que a Comissão Municipal Republicana, liderada por Sousa Fernandes, fez em Famalicão.
Um abraço Para si e Para a Vitória Maria
Artur Sá da Costa
Enviar um comentário