Recordações de minha Mãe
Conforme refiro no Blogue de 22 de Outubro de 2009, minha Mãe trabalhou na Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, como secretária e tesoureira, de 1909 a 1911; a sua actividade foi interrompida com o noivado e depois o casamento em 22 de Janeiro de 1912.
Entre as várias cotas encontradas, destaco as que pagou no mes do seu casamento, residindo na Av. António Augusto de Aguiar, e a passada para a Avenida Almirante Reis, onde passou a viver após o casamento. Ambas as cotas têm a chancela da Tesoureira Maria Velleda, de que reproduzimos um postal referente ao envio das cotas.
1 comentário:
Prezado Amigo Dr. Sá Marques:
Sempre que se passa pelo seu blogue (cada vez mais incontornável, independentemente do Centenário da República), encontra-se algo de novo e de uma enorme sensibilidade.
Desta vez são documentos únicos envolvendo a sua mãe e militante republicana, Rita Dantas Machado, que há cem anos esteve envolvida em todas as movimentações relevantes da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas e da Associação de Propaganda Feminista.
A História é feita com estas "pequenas" peças e nunca é demais chamar a atenção para o papel desempenhado por estas pioneiras numa época adversa e em que a participação cívica e política só envolvia uma minoria das mulheres. E entre elas estavam muitas das suas familiares, que importa não esquecer.
Continue com essa força e lucidez, pois é um olhar diferente que faz muita falta.
Um abraço com a enorme estima de
João Esteves
Enviar um comentário