sábado, 26 de junho de 2010



Encontrei, na correspondência de meu Pai, este postal enviado de Famalicão por meu tio Inácio para as termas do Gerez, em Setembro de 1912.


Para a colecção do Dr. Amadeu Gonçalves, estudioso famalicense, da equipa do Museu Bernardino Machado, e que acaba de me enviar cinco desenhos, retirados do jornal "O Mundo", referentes à noite de 18 de Junho de 1907.
No meu blogue de 14 de Dezembro, transcrevi o discurso que Bernardino Machado proferiu no Centro Eleitoral Democrático de Lisboa, e que intitulou - "Depois da noite de 18 de Junho", reproduzindo também fotografias da Ilustração Portuguesa.
Estes primorosos desenhos transmitem-nos bem o que se teria passado.


Desenhos dos jornais "O Mundo", de 19 e 20 de Junho de 1907, mostrando as violências cometidas sobre a população de Lisboa quando da chegada de João Franco, vindo do Porto.




5 comentários:

Amadeu Gonçalves disse...

Viva, Dr. Sá Marques. Obrigado pela lembrança. Esse postal, que já é meu conhecido, até porque aqui há uns anos a Fundação Cupertino de Miranda reproduziu essas duas fantásticas colecções, tem ainda mais valor por ter palavras de Bernardino Machado! Um abraço fraternal de amizade e o meu obrigado reconhecido pela amabilidade que sempre tem para comigo!

Eduardo Cerqueira disse...

Lembro-me bem do "Menino Inacinho Machado", assim era conhecido por terras de Coura. Bonita lembrança. Abraço

Anónimo disse...

Um abraço de gratidão.Como posso identifica-lo? Até breve. Saudações cordiais do
Manuel Sá Marques

Anónimo disse...

Já consegui saber ."Puxei pela memória" e lembrei-me do seu magnífico blogue sobre Paredes de Coura. Mais um apertado abraço de felicitações
manuel Sá Marques

Eduardo Cerqueira disse...

Um abraço