A República no "Agrupamento de Escolas Visconde de Juromenha"
Passei ontem um dia maravilhoso nas instalações das Escolas Visconde Juromenha, na Tapada das Mercês, onde alunos e professores foram encantadores. A todos desejo exprimir a minha cordial gratidão.
O convite partiu da Professora Ana Maria Alves, Coordenadora do programa estabelecido por aquele estabelecimento de ensino, no âmbito da iniciativa da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República - "A República nas Escolas", programa que estabelece, no capítulo dos Presidentes da Republica, a participação dos alunos num "encontro com um neto de um presidente - "Bernardino Machado e o seu tempo" - Dr. Manuel Machado Sá Marques".
Foi um encanto a recepção e o convívio com todos os presentes! O dia inesquecível!
As crianças cantaram a Sementeira, a Maria da Fonte e a Portuguesa. Na biblioteca do Departamento do 1º Ciclo, alguns dos alunos da 3ª classe quiseram saber, cheios de interesse, da vivência que tive com meu Avô; que chuva de perguntas...
Recebi dois presentes, um retrato de Bernardino Machado, do Rafael Reis, de 9 anos de idade, e desenhos com rimas feitas pelo João Candé Baldé, de 8 anos. Que crianças maravilhosas!
Depois do almoço que os Professores e as Professoras gentilmente me ofereceram, fomos para o edifício frequentado pelos alunos do 3º Ciclo, jovens ente os 13 e 15 anos. A reunião no anfitiatro teve a presença da Direcção do Agrupamento de Escolas, a Professora Maria Teresa Andrade, Directora, e a Professora Maria Farmhouse, Sub-Directora. Antes das intervenções dos alunos, tivemos a surpresa de ouvir "E depois do adeus" , cantado pelo Francisco, actualmente a frequentar o 12º ano noutra escola. Todas as perguntas que os jovens me fizeram , centradas na figura de Bernardino Machado e relacionadas com a sua época, revelaram a sua boa preparação escolar e o interesse em aumentar os seus conhecimentos; colocaram sempre questões importantes: "Porque é que Bernardino Machado não conseguiu terminar os seus mandatos presidenciais ?", "Quais as suas medidas, quando governante, respeitantes à criança e à mulher?", "Como actuou politicamente Bernardino Machado nos seus exílios?"; quiseram que lhes falasse sobre "Bernardino Machado e o ensino da Antropologia em Portugal"; foram dezenas as perguntas que vieram de todos os lados do anfiteatro, todas inteligentes e que provocaram uma longa e interessante sessão.
Como me sinto tão grato a todos. Bem hajam! Votos das maiores felicidades!
Regressei, mais do que com esperança, com a certeza dum futuro melhor para todos.
Cantando o hino nacional
Professora Maria Farmhouse, Professora Maria Teresa Andrade, Manuel Machado Sá Marques e Professora Ana Maria Alves (da esq. para a dir.)
O Francisco cantando "E depois do adeus"
2 comentários:
Este Homem nao para...fantastico que juventude.
Parabens e um grande abraço.
é verdade! que orgulho! tenho um pai EXTRAORDINÁRIO!!!E para continuar as rimas: Se fosse presidente, seríamos todos decentes!!!
mil bjs
Enviar um comentário