sexta-feira, 7 de maio de 2010





Reproduzo uma fotografia do retrato a óleo de Bernardino Machado, que meu primo Bento Machado teve a gentileza de me enviar. A tela parece-me ter sido pintada em 1937 por Shiavax Chavda, nessa data um jóvem pintor indiano de 23 anos, que estudava na Académie de la Grande Chaumiére, em Paris. Meu Avô residia, então, na "Villa la Residence", na Rue le Châtelier. 9, Paris (XVII éme) e tinham estudado, ou frequentavam aquela Academia, minha prima Maria Elzira e outros pintores portugueses, como Maria Helena Vieira da Silva.




2 comentários:

Amadeu Gonçalves disse...

Muito original este retrato. Dá-nos uma outra perspectiva de Bernardino Machado! Abraço fraternal de amaizade

Unknown disse...

não está muito parecido com a imagem que temos dele, pois não?
bjs
rita