quinta-feira, 8 de abril de 2010







Uma magnífica caricatura de Bernardino Machado feita por Álvaro Cebreiro







Caricatura de Álvaro Cebreiro, exposta no Museu de Belas Artes da Coruña


(Tempera e tinta - Papel - 398x298)



Reproduzimos uma nota sobre Álvaro Cebreiro, do portal do MUSEU do HUMOR - Concello de Fene (Casa da Cultura de Fene) - Ferrol

****************************************

Cebreiro estabeleceu relações muito amistosas com Bernardino Machado e sua família, quando do primeiro exílio na Galiza. A estada de Bernardino Machado em Paris, a seguir à sua saida da Corunha, coincidiu com o estágio de Cebreiro naquela cidade, intensificando a amizade. Em Paris Cebreiro conviveu com os artistas da época, em especial com o pintor japonês Fougita (Março de 1928 a Agosto de 1929).
As cartas de Bernardino Machado para Cebreiro, como aliás o seu espólio, estão publicadas nas "Actas do IV Symposio Internacional Luso-Galaico de Filosofia", que se realizou em Santiago de Compostela, de 28 a 29 de Novembro de 2002, e constam da comunicação de Humberto Busto Abella - "Epistolario português de Álvaro Cebreiro: o presidente Machado".

No Museu Bernardino Machado encontra-se a correspondência, muito interessante, escrita por Cebreiro para Bernardino Machado e para sua filha Elzira, além de fotografias de Paris, que iremos dar a conhecer.

Recordo que o livro de Plácido Ramón Castro del Rio, editado em 1927 e intitulado "La saudade y el arte en los pueblos célticos", é dedicado a Bernardino Machado e a Álvaro Cebreiro.


Sem comentários: