domingo, 28 de março de 2010





NO ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DE BERNARDINO MACHADO


Para o Sérgio Carvalhão Duarte, com um apertado e cordial abraço!


Ao folhear os jornais do dia em que meu Avô faria 100 anos (4ª feira – 28 de Março de 1951), senti uma grande emoção quando deparei com o diário “REPÚBLICA”! O jornal praticamente preenchido com o “primeiro centenário do nascimento do grande e honrado português”, traz uma das últimas fotografias de Bernardino Machado, onde se nota “a pupila fulgurante daquele olhar agudo e percuciente, índice de uma inteligência privilegiada que ele generosamente pôs ao serviço da Pátria e da República.”

O jornal “República” marcou muito a formação cívica da juventude do meu tempo, durante o “Estado Novo”! A “República” era lida diariamente por todos nós, desencadeando discussões e troca de opiniões sobre os problemas sociais, morais e políticos que sentíamos. É um facto histórico a importância que teve o jornal “República” na luta pela Democracia! O diário era, então dirigido por Jaime Carvalhão Duarte, um grande pedagogo, ligado à vida do jornal desde 1930.
Recordamos e homenageamos este cidadão bom, registando as palavras dum amigo comum, o saudoso Rogério Fernandes: - “A personalidade de Carvalhão Duarte põe-nos em presença de um vulto notabilíssimo da escola democrática e republicana em Portugal. A sua vida de professor e de lutador pela liberdade testemunha sobre uma dedicação sem limites à causa do ensino e da instrução pública, sobretudo à escola oficial que, devendo ser a escola “de todos”, era, pela força da política educativa instaurada, a escola do pobre e do remediado”.












Para ler o texto fazer o duplo clique















4 comentários:

Unknown disse...

Neste dia tão especial para nós , "os bernardianos", quero dar-lhe um beijinho especial.
Cumprimentos republicanos.
Paulamego

Amadeu Gonçalves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amadeu Gonçalves disse...

Caro amigo Dr. Manuel Sá Marques: Com um especial forte abraço de amizade fraterna para si, estamos todos de parabéns!

Anónimo disse...

Parabéns
ERP