segunda-feira, 15 de março de 2010







HOMENAGEM AO MILITAR PORTUGUÊS


Para o Coronel Luís Manuel Alves de Fraga, Professor de História da Cultura Portuguesa e História Diplomática de Portugal na Universidade Autónoma de Lisboa, com um cordial abraço!

Alocução de Bernardino Machado na presidência da sessão solene do Centro Comercial do Porto, no dia 17 de Janeiro de 1898, de homenagem a Mousinho de Albuquerque


Clicar sobre as imagens para aumentar


PORTUGAL NAS TRINCHEIRAS DA PRIMEIRA GRANDE GUERRA







Bernardino Machado na frente de batalha, condecorando um soldado








Na exposição "Portugal nas Trincheira" está patente a bandeira do Regimento de Infantaria nº 4, onde se notam manchas de sangue, e a cruz da campa do soldado Manuel da Silva.











Cruz da campa do soldado Manuel da Silva, morto em combate no dia 9 de Abril de 1918 (Batalha do Lys) com a inscrição em alemão onde se lê:"Hier ruht ein tapferer Portuguiese" - Aqui jaz um valente Português


1 comentário:

Luís Alves de Fraga disse...

Meu Muito Querido Amigo,
Quero agradecer-lhe a dedicatória desta postagem no seu blog. É um agradecimento pessoal, mas também colectivo, já que me permito falar em nome dos meus camaradas, especialmente no daqueles que já não têm voz, porque a Lei da Vida os venceu.
Bem-haja pela lembrança que teve de chamar a atenção para o esforço dos militares portugueses durante a Grande Guerra. Sacrificaram muito - quando não sacrificaram tudo - por um valor mais alto que nem sempre foram capazes de compreender: a importância de Portugal estar presente nos campos de batalha de França e de África.
Bernardino Machado teve a lucidez de apreciar e acarinhar esses soldados desconhecidos. Hoje é o meu Caríssimo Amigo, lídimo representante da linhagem do Seu Exmo. Avô, quem continua a fazer justiça ao Soldado de Portugal.
Aceite um grande abraço de profunda gratidão e imensa amizade do
Luís Alves de Fraga