Bernardino Machado e o Porto
Quando o conselheiro e par do reino Miguel Dantas Gonçalves Pereira regressou do Brasil, já viúvo, acompanhado por sua única filha Elzira, veio viver para o Porto, instalando-se na Rua de Cedofeita.>
Miguel Dantas, que voltou a casar com uma prima, permaneceu durante uns anos no Porto, aí desenvolvendo uma intensa actividade na construção de obras públicas, sendo responsável pelo caminho de ferro que liga o Porto à Póvoa do Varzim, obra executada por uma empresa em que Oliveira Martins colaborou.
Foi na cidade do Porto que Bernardino Machado conheceu Elzira Dantas. Após um curto noivado, casaram em 1882, com respectivamente 30 e 16 anos de idade.
Justifica~se a "confissão" que Bernardino Machado fez a Jaime Ferreira, quando da entrevista que lhe concedeu em La Guardia, no ano de 1933: - "Bernardino Machado considerava o Porto terra dos seus amores, num paralelo com Alexandre Herculano que considerava o Porto a terra das suas saudades".
É muito interessante o opúsculo editado pelo jornalista do Porto, Jaime Ferreira, que intitulou - "Bernardino Machado - estadista que tinha o Porto no coração", de que transcrevemos uma parte.
Bernardino Machado e Elzira Dantas antes do seu casamento
Uma das cartas trocadas durante o noivado
A página do Catálogo do Museu Bernardino Machado - Famalicão, referente ao "Casamento, Lar, Intimidade"
Sem comentários:
Enviar um comentário