sábado, 6 de fevereiro de 2010


Os 100 anos da República em Alcácer do Sal


Passámos a seguir o blogue - "O 100 anos da República (em Alcácer), que está a digitalizar recortes do "Pedro Nunes" - semanário republicano.
Do blogue de 29 de Janeiro transcrevemos, com a devida vénia:
"Ao longo destas destas páginas iremos dando conta da actividade editorial levada a cabo pelo semanário Pedro Nunes, sediado em Alcácer do Sal - em pequenos recortes que considerarmos mais significativos - enquanto porta-voz do movimento republicano, bastante dinâmico na região, a julgar pelo teor dos textos publicados, sobretudo a partir de Julho de 1908. Com efeito, só a partir de 12 de Julho de 1908 o "Pedro Nunes" assume a sua orientação republicana (aqui se apresenta a página de rosto do número 102, que o confirma). A seu tempo, iremos incluindo dados sobre a vida e a história deste semanário, fundado em 9 de Outubro de 1904.
Uma nota interessante: o primeiro número republicano centra o seu conteúdo no gigantesco escândalo dos "adeantamentos" à casa real, que, tempos antes, abalara decisivamente os já fragilizados alicerces da monarquia e a imagem do Rei D. Carlos."







2 comentários:

pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pinto disse...

O trabalho de digitalização de publicações realizado por si é muito útil, sobretudo para quem não dispõe das mesmas, independentemente da simpatia ser republicana ou monárquica Parabéns