quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CORRESPONDÊNCIA FAMILIAR
Aquilino Ribeiro em Paris - 1928/1929

Para meu primo Aquilino com um afectuoso abraço



Jardins do Palácio de Versailles
7 de Abril de 1929
Da esq. para a dir. - Meu tio António,
minha prima Maria Elzira, minha irmã
Maria Adelaide e Aquilino Ribeiro

Aquilino Ribeiro quando regressou a Paris, após a evasão recambolesca da prisão do Fontelo, em 15 de Agosto de 1928, foi viver para a Avenue du Parc de Montsauris, 4. Foi então que passou a frequentar a residência de meus Avós Bernardino e Elzira, que viviam em Paris com as filhas Jerónima (Gigi), Elzira (Zira), Joana e Sofia. Viúvo desde o ano anterior, estabeleceu uma aproximação afectiva com minha tia Gigi, que nessa altura secretariava meu Avô. Passados alguns meses casaram na Mairie de Montrouge, no dia 27 de Junho de 1929.

Minha irmã Maria Adelaide que esteve a viver com os Avós de Novembro de 1928 a Julho de 1929, refere, muitas vezes, nas cartas e postais para os Pais e irmãos, as lições de literatura que recebeu do seu futuro tio, e os passeios e visitas que faziam em Paris.


Reproduzo alguma correspondência trocada e algumas fotografias deste período.















Sem comentários: