OS MEUS MESTRES
Bernardino Machado – Alberto de Sá Marques – Ernesto Roma
Foram os exemplos e ensinamentos de meu Pai, de meu Avô e do Doutor Roma, que sempre orientaram a minha vida cívica e profissional.
Meu Pai foi aluno de Bernardino Machado na Universidade de Coimbra, e após a sua licenciatura em Matemática e Filosofia Natural, veio para Lisboa em 1906, para exercer o magistério, primeiro no Liceu Central de Lisboa (Liceu de S. Domingos), e depois no Liceu Camões, logo que o edifício escolar foi inaugurado por D. Manuel II. Com as reformas na Instrução Pública da República o seu ensino liceal da Física passou a ser experimental.
Com o Doutor Roma, o fundador da Diabetologia Social, criador da Associação Protectora dos Diabéticos Pobres em 1926, trabalhei desde 1957 até ao seu falecimento em 1978. O Doutor Roma, republicano desde a juventude académica, referia como um facto importante da sua vida, a ida para a Flandres, durante a Primeira Grande Guerra, incorporado no primeiro contingente que embarcou em Janeiro de 1917. Tinha um enorme orgulho na medalha comemorativa da Vitória que lhe foi atribuída.
Embarque para a Flandres do primeiro contingente da CEP, em Janeiro de 1917
(Ilustração Portuguesa)
O Doutor Roma está assinalado com a agulha
Curso de Antropologia de 1904/1905
Meu Pai é o primeiro, à direita, na primeira fila
Meu Pai é o primeiro, à direita, na primeira fila
Meu Pai numa das aulas de Física Experimental no Liceu Camões
Sem comentários:
Enviar um comentário