domingo, 26 de abril de 2015






Bernardino Machado na companhia de duas crianças
Fotografia de Joshua Benoliel

Bernardino Machado - Obras II Pedagogia - Tomo 3
 




quinta-feira, 23 de abril de 2015

quarta-feira, 22 de abril de 2015

 
 
 
 
 
 
 
Sempre a fazer serviço educativo.
No dia de ontem (21 de Abril de 2015), recebemos a visita do Jardim de Infância de Oliveira de Santa Maria,
no âmbito do Atelier "Que Bom! Bom! Bernardino!".
Museu Bernardino Machado - Memória e Identidade!
 
Recordamos Bernardino Machado: - ...“liberdade de amar é a primeira de todas as liberdades, (…) nela reside o fundamento de toda a nossa vida espiritual. (…) Sem paixão, sem que a ideia se transforme em ideal, a frio, nada se pode fazer de grande. Ter talento é, antes de mais nada, ter coração. (…) Ninguém imagine educar o coração de uma criança reprimindo-lhe os afectos.”  -  Do jornal "O Século" de 25 de Junho de 1910
 
 

sábado, 18 de abril de 2015






Amadeu Gonçalves
Com um abraço fraterno desejo exprimir a minha gratidão ao Amadeu Gonçalves, indispensável colaborador deste blogue.
Com que entusiamo e carinho tem estudado o pensamento e a obra de Bernardino Machado, com especial inclinação para a figura do Pedagogo!
Acabou de me alertar para dois escritos de Geraldo Moser sobre as relações de amizade entre Bernardino Machado e a família Giner de los Rios, artigos que reproduzo. Bem haja !

Bernardino Machado com Francisco Giner de los Rios
1908





















 
 
 
 
 

sexta-feira, 17 de abril de 2015





Bernardino Machado e a participação de Portugal na Grande Guerra







quinta-feira, 16 de abril de 2015






Bernardino Machado com Giner de los Rios
no funeral de Salmerón (1908)
"Regeneracionismo ibérico: Francisco Giner, Bernardino Machado e o nascimento das instituições pedagógicas em Espanha e Portugal".

Em 2015 comemora-se o centenário  da morte de Francisco Giner de los Ríos (Ronda,Málaga, 1839 - Madrid, 1915).
 
Com o título La España de Ginerde los Ríos y su legado (Efeméride de Giner de los Ríos y la Institución Libre de enseñanza, en el centenario de su muerte) o Instituto Cervantes está a realizar um ciclo de conferências para resgatar a memória e o legado desse insigne político e humanista.
 
É neste âmbito que o Instituto Cervantes de Lisboa organizou a Mesa Redonda "Regeneracionismo ibérico: Francisco Giner, Bernardino Machado e o nascimento das instituições pedagógicas em Espanha e Portugal".
 
Foram oradores Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra) e Juan Pérez de Ayala Jiménez-Fraud (Fundación José Moreno Villa), e a conversa focou o nascimento das duas Instituições educativas na vanguarda da Europa daquela época, o “Instituto de Coimbra” e a “Residencia de Estudiantes”, ambas fruto de um espírito político e pedagógico comum e de relações intelectuais e institucionais que aquele possibilitou, marcando também um período único nas relações entre Espanha e Portugal. Um período em que uma grande parte das mudanças sociais ocorridas visavam a transformação de modelos e conceitos da educação nacional. A apresentação esteve  a cargo de Manón Funes Hurlé (Diretora do Colégio Espanhol de Lisboa “Hermenegildo Francisco Giner de los Ríos”).
 
Agradeço afectuosamente ao Dr. Amadeu Gonçalves, do Museu Bernardino Machado, a sua disponibilidade em me acompanhar neste inesquecível evento. Ficámos ambos encantados com as gentilezas que nos dispensaram e queremos felicitar, na pessoa do Chefe de Actividades Culturais do I.C., Gonzalo del Puerto, todos os que nos proporcionaram uma tarde tão rica!






 
 
No Instituto Cervantes
15 de Abril de 2015
 
Aguardando o início da sessão, na companhia fraterna do
 Amadeu Gonçalves

A abertura da sessão

A Mesa da Sessão
Gonzalo del Puerto - Juan Peréz de Ayala - Carlos Fiolhais

Uma oferta de gratidão entregue a Gonzalo del Puerto,
Chefe de Actividades Culturais do Instituto Cervantes de Lisboa












 

quarta-feira, 15 de abril de 2015






Uma caricatura retirada do jornal brasileiro "O Malho"







segunda-feira, 13 de abril de 2015





Bernardino Machado - Diplomata no Brasil (1912/1914)



Instalação no Rio de Janeiro do Centro Bernardino Machado, no
dia 5 de Outubro de 1912
Fotografia retirada do jornal brasileiro "O Malho"
de 12 de Outubro de 1912

Fotografia do jornal brasileiro "O Malho"
de 9 de Novembro de 1912
 
 
 
 

sábado, 11 de abril de 2015

 
 
 
 
 
 
Do espólio da Família Machado Sá Marques,
 digitalizado por
Casa Comum - Fundação Mário Soares




O REGENERACIONISMO IBÉRICO: MESA REDONDA E FILME NO INSTITUTO CERVANTES


 

MESA REDONDA: REGENERACIONISMO IBÉRICO: FRANCISCO GINER, BERNARDINO MACHADO E O NASCIMENTO DAS INSTITUIÇÕES PEDAGÓGICAS EM ESPANHA E PORTUGAL, 14 de Abril, 18:30h

 Em 2015 comemora-se o 75º aniversário da morte de Francisco Giner de los Ríos (Ronda, Málaga, 1839 - Madrid, 1915) (na imagem).  Com o título La España de Giner de los Ríos y su legado (Efeméride de Giner de los Ríos y la Institución Libre de enseñanza, en el 75 aniversario de su muerte) o IC realiza um ciclo de conferências para resgatar a memória e o legado desse insigne político e humanista. É neste âmbito que o Instituto Cervantes de Lisboa organiza a Mesa Redonda Regeneracionismo ibérico: Francisco Giner, Bernardino Machado e o nascimento das instituições pedagógicas em Espanha e Portugal. Contando com a presença dos oradores Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra) e Juan Pérez de Ayala Jiménez-Fraud (Fundación José Moreno Villa), a conversa focará o nascimento de duas Instituições educativas na vanguarda da Europa daquela época, o “Instituto de Coimbra” e a “Residencia de Estudiantes”, ambas fruto de um espírito político e pedagógico comum e de relações intelectuais e institucionais que aquele possibilitou, marcando também um período único nas relações entre Espanha e Portugal. A apresentação estará a cargo de Manón Funes Hurlé (Directora do Colégio Espanhol de Lisboa "Hermenegildo y Francico Giner de los Ríos")

15.04.15 Quarta, 17.30h, INSTITUTO CERVANTES PROJEÇÃO DO DOCUMENTÁRIO:

Hablaremos de esto dentro de 100 años (acerca da Residencia de Estudiantes), Rafael Zarza, 2010, 50’, M/6, VO: castelhano, sem legendas. A partir de materiais fotográficos e fílmicos de arquivo, alguns deles inéditos, realiza-se um roteiro pela história, tanto pública como privada, do espírito que representou a Residencia de Estudiantes desde a sua inauguração, em 1910, até rebentar a guerra civil.
 
 
 
 
 

 

sexta-feira, 10 de abril de 2015




Bernardino Machado
 Beyris - Bayonne  - 1931





Bernardino Machado - "O Estado Novo Ditatorial" - 1931