quarta-feira, 31 de julho de 2013





Recordar a Professora Primária Carolina da Assunção Lima - I
O Congresso dos Professores Primários de Maio de 1892

No espólio de Bernardino Machado que se encontra actualmente digitalizado no portal Casa Comum da Fundação Mário Soares, encontramos a tese - "Ensino dos lavores na escola primária",  que Carolina da Assunção Lima  expôs no Congresso dos Professores Primários, realizado em Maio de 1892, na Sociedade de Geografia.

 

 

Sobre o Congresso transcrevemos o que noticiou o jornal "A Vanguarda" e as referências que lhe fez Rafael Bordalo Pinheiro no "António Maria".








Fotografia dos Congressistas retirada, com a devida vénia do ALMANAQUE REPUBLICANO


Delegados ao I Congresso dos Professores Primários, realizado em Maio de 1892, na Sociedade de Geografia de Lisboa
1º plano - sentados, da esq. para a dir. - Cândido de Figueiredo, José Narciso Braga Condé, Guilherme José da Silva, Bernardino Machado, António Sérvulo da Mata, Francisco José Pinto Coelho e Manuel José Ferreira
2º plano - em pé, da esq. para a dir.  - José de Carvalho e Silva, Maria Cândida Augusta Lopes Calado, António Ferreira dos Santos, João António Cordes de Carvalho, Guilherme Augusto Candeias, Carolina Assunção Lima, Manuel José Felgueiras, Francisco José Cardoso, Artur Loureiro Dias, Manuel José Martins Contreiras,  Leonídio Cerqueira de Vasconcelos, Ulisses Machado e Padre António Ribeiro Nobre












segunda-feira, 29 de julho de 2013



"Contos para os meus netos" de Elzira Dantas Machado



 



Martha, a nossa gratidão!

A revista VIP de hoje traz uma entrevista a Martha Esperanza sobre a tradução do livro de Elzira Dantas Machado - "Contos para os meus netos", que reproduzimos com a devida vénia.







sábado, 27 de julho de 2013



Bernardino Machado e Brito Camacho  -  II


Do jornal "A Capital" - 12.04.1912





Da correspondência de Aquilino Ribeiro para Bernardino Machado, quando do exílio em La Guardia,  tomamos conhecimento da troca de notícias entre Brito Camacho e Bernardino Machado, por seu intermédio. Numa carta de 6 de Dezembro de 1932, Aquilino escreveu:


A "plaquette" a que se refere corresponde ao folheto "O Projecto de Constituição Ditatorial":


 Carta de Aquilino Ribeiro de 6.12.1932




Na carta de 8 de Novembro de 1933, Aquilino dá notícias de Brito Camacho e do envio da folha - "Hora decisiva. Crime de lesa-pátria" escrito por Bernardino Machado.



















sexta-feira, 26 de julho de 2013




Bernardino Machado e Brito Camacho
Correspondência de 1916/1917



Para o Lino, com um apertado abraço, e recordando as nossas conversas sobre a figura de Brito Camacho, a propósito do livro de Ferreira de Mira e Aquilino Ribeiro!

 

 
                         "A Bomba" - 11.05.1912

Durante a Presidência da República de Bernardino Machado, o Ministério da União Sagrada, ou simplesmente União Sagrada, foi um projecto político surgido em 16 de Março de 1916, uma semana após a declaração de guerra a Portugal pela Alemanha. Este projecto tinha por base a união de todos os partidos políticos, como resposta à nova conjuntura imposta pelos alemães.Na prática, apenas dois partidos se uniram: o Partido Democrático, liderado por Afonso Costa, e o Partido Republicano Evolucionista, de António José de Almeida. Seria este último o seu presidente.Esta união durou até 25 de Abril de 1917, constituíndo um dos governos que mais tempo esteve em funções (cerca de 406 dias), durante a Primeira República Portuguesa.






















quarta-feira, 24 de julho de 2013


Uma carta para Bernardino Machado



Do jornal "A Bomba" - 18 de Maio de 1912

Pouco depois da cisão no Partido Republicano Português, com o aparecimento do chamado "Bloco", um cidadão do Porto - Leonardo Morais de Almeida, escreveu a Bernardino Machado fazendo-lhe sentir a necessidade de união entre os republicanos.