sábado, 31 de março de 2012






SERVIÇO EDUCATIVO
Queres saber como se faz a manteiga?
Do portal do Museu Bernardino Machado, transcrevemos a actidade pedagógica realizada no passado dia 28 - clicar aqui


"No 161º aniversário de nascimento de Bernardino Machado, o apóstolo da democracia, o Museu com o seu nome, em Vila Nova de Famalicão, comemorou a respectiva data com a atividade pedagógica "Queres saber como… se faz a manteiga?"
O atelier "Queres saber como… se faz a manteiga?" teve a participação do ATL do Centro Social do Bairro, com a colaboração do Gabinete de Arqueologia e com o apoio "Senras Dairy-Fabrico Artesanal de Queijo", de Ribeirão, tendo assim os miúdos uma manhã diferente, na aprendizagem do fabrico do pão e da manteiga.
Recorde-se que a Fabrica de Lacticínios de Paredes de Coura, do Conselheiro Miguel Dantas, sogro de Bernardino Machado, o qual a herdou, foi não só um desenvolvimento económico fulcral para a região, tendo sido, ao mesmo tempo, fornecedor de manteiga para o país, nomeadamente para os Armazéns Grandela.
Paralelamente, e como curiosidade histórica, a Fábrica de Lacticínios de Paredes de Coura servirá como exemplo para que Famalicão criasse uma fábrica do género, como se depreende de uma crónica intitulada "Trabalhar" e publicada no jornal famalicense "Estrela do Minho", em 22 de Junho de 1919."






sexta-feira, 30 de março de 2012









Poesia de João Penha
          dedicada a Bernardino Machado 








No dia de aniversário de Bernardino Machado - 28 de Março - o Dr. Amadeu Gonçalves, transcreveu no seu blogue - dopresente -  clicar aqui - uma poesia de João Penha dedicada a meu Avô. Juntou umas palavras gentis, que desejo agradecer cordialmente.


                                   



 

quinta-feira, 29 de março de 2012




No final da 1ª República




















quarta-feira, 28 de março de 2012





28 de Março - dia de aniversário de Bernardino Machado



Primeiras páginas, não continuadas, de memórias da infância de Bernardino Machado, ditadas a uma das suas filhas (Joaquina?), talvez em Paredes de Coura em 1941-42


Nasci no Rio de Janeiro, em 28 de Março de 1851, na rua do Hospício, em frente do estabelecimento comercial de meu Pai e fui baptizado na Igreja da Candelária, sendo padrinhos os meus Avós maternos.
Meu Pai, António Luís Machado Guimarães, nasceu em Joane, concelho de Vila Nova de Famalicão, filho de Domingos José Luís, lavrador, proprietário da quinta da Torre de Cima. Distinguia-se como agricultor. Ele mesmo, já velho me explicava como, antecipando-se aos progressos da zootecnia, alimentava o seu gado, nos magros anos de seca, com uma mistura de palha e gomos de silva pisados fazendo-o medrar no meio da admiração dos conterrâneos. Era engraçado o ar que tomava de quem não ouvia, quando os velhos da freguesia o salvavam, não pelo seu nome, como se ainda o não tivesse, mas pelo dum dos seus antepassados, que haviam conhecido talvez mais, o Senhor Gregório.




Para ver os anteriores blogues onde se transcrevem os textos de memórias ditadas por Bernardino Machado - clicar aqui e aqui

 

terça-feira, 27 de março de 2012








No final da 1ª República



O Govêrno de António Maria da Silva - 17.12.1925/30.5.1926





Bernardino Machado - Presidente da República - e Eduardo Santos Silva - Ministro da Instrução Pública


As fotografias foram retiradas do livro "Eduardo Santos Silva - Cidadão do Porto"



Armando Marques Guedes - Ministro das Finanças


















Para o João Paulo, um Amigo querido, Cidadão exemplar da FRATERNIDADE!

No final da 1ª República


Uma das últimas cerimónias públicas de Bernardino Machado como Presidente da República - colocação da primeira pedra do monumento ao Marquês de Pombal, em 13 de Maio de 1926




 Depoimento de Armando Marques Guedes










segunda-feira, 26 de março de 2012





No final da 1ª República

O último Conselho de Ministros da 1ª República

Depoimento de Armando Marques Guedes






A constituição do Govêrno (17-12-1925/30-5-1926):