sexta-feira, 25 de novembro de 2011



Por circunstâncias que vieram opor-se à minha vontade não pude estar presente nos "Encontros de Outono", que hoje tiveram início em Famalicão. Como nos anos anteriores foram organizados pelo Coordenedor Científico  do Museu Bernardino Machado, Professor Doutor Norberto Ferreira da Cunha, e reunem uma pleida de historiadores.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Arquitecto Armindo Costa, abriu, nesta sexta-feira, os Encontros de Outono 2011, que decorrem na Casa das Artes, sob o tema "A Política dos Melhoramentos Materiais em Portugal – da Regeneração ao século XXI". No seu discurso, Armindo Costa enalteceu o papel dos municípios no desenvolvimento e progresso do país. O autarca foi ainda mais longe ao criticar quem aponta os municípios como "os gastadores do regime". "A dívida pública de todos os municípios representa uma ínfima parte do total da dívida pública portuguesa",  e afirmou:

" Estes Encontros de Outono são um excelente exemplo do papel que deve caber a uma instituição como o Museu Bernardino Machado. Um Museu de iniciativa municipal, ou seja, um museu que resulta do trabalho de uma autarquia em prol da cultura. Um Museu que está integrado na Rede Portuguesa de Museus, que desenvolve actividades de dimensão nacional, sendo hoje uma referência nos meios académicos, científicos e culturais.

Estes Encontros de Outono colocam Famalicão e o Museu Bernardino Machado na rota dos grandes eventos do pensamento cultural e histórico que é produzido nas melhores universidades portuguesas.
O museu Bernardino Machado tem outras características únicas, que fazem dele um museu singular no plano nacional. A par da exposição permanente, cada vez mais visitada, o Museu desenvolve um vasto e diversificado plano de actividades, tanto a nível da investigação, como no plano do debate das ideias, e no domínio da edição de monografias e catálogos.
Hoje, temos em Vila Nova de Famalicão um dos melhores arquivos documentais sobre a 1ª República Portuguesa.
Estes Encontros de Outono, com o seu rico painel de conferencistas, vão contribuir para mais uma grande jornada de conhecimento da nossa história colectiva mais recente."


Um apertado abraço de gratidão ao Professor Doutor Norberto Cunha e a toda a sua Equipa de Trabalho do Museu Bernardino Machado!

Sem comentários: