sexta-feira, 4 de novembro de 2011



No próximo dia 18 de Novembro, pelas 18, 30 horas, vai ser lançado na Fundação Mário Soares o livro "Cuentos para mis netos" de Elzira Dantas Machado, com prólogo de Mário Soares e tradução de Martha Esperanza Ramos de Echandía.







Fundação Mário Soares
Martha Esperanza Ramos de Echandía

























A Avó Elzira escreveu no exílio os contos para os seus netos

Os contos foram escritos nos anos de 1933 e 1934, durante a estada de meus Avós em La Guardia. Várias cartas, da inúmera correspondência de minha Avó Elzira para minha Mãe, referem-se aos contos que ia escrevendo para os seus netos.

"Rita 27 de Dezembro de 1933
Recebi a tua cartinha de 24, e com tristeza passámos aqui mais um Natal, longe da maior parte da família! Quis assim o Destino, como fugir-lhe?
Pelo Narciso tivemos também notícias de todos.Mais uma vez te agradeço e ao Alberto tudo quanto por ele têm feito. Ele está-lhes muito reconhecido.
Vão aqui 2 contos que rabisquei para os meus netos. Um é para a Mariazinha, outro para o Necas. Que ambos se entretenham, e se distraiam da maldita tosse que os tem perseguido nestes dias de festas! Para que em breve se ponham finos, são esses os votos da avósinha que com o pensamento neles escreveu essas insignificantes histórias.
Para ti, Alberto, netas e netos um saudoso abraço
Tua Mãe Elzira
Vai também um conto para o Luís! Já demorei esta carta 2 dias, porque queria mandar os outros dois contos, para a Maria e para o Luís, mas a Zira não tem tido tempo de os copiar (passá-los à máquina). Vão logo que estejam copiados."



..."Vai um conto para a Mariazinha, breve mando mais. Tenho vários já escritos, só me falta quem os passe à máquina, a Zira é todo o dia absorvida pelo Papá." ... - 25 de Fevereiro de 1934

..."Envio esses 2 contos para os pequenos. Como vês, entretenho o espírito a rabiscar histórias para os meus netos. Ao menos servem para desafogar as minhas mágoas"... - 2 de Novembro de 1934


A 1ª edição dos "Contos para os meus netos" é de 1938 (Famalicão-Grandes Oficinas Gráficas "Minerva"). A Câmara Municipal de Paredes de Coura editou a 2ª edição, em Março de 1911, em livro prefaciado por meu primo Aquilino e com ilustrações de José Emídio.




Sem comentários: