quinta-feira, 4 de junho de 2009




Elzira Dantas Machado

"Contos para os meus netos"







Após algumas conversas telefónicas e troca de correio electrónico, conhecemos pessoalmente a Dra. Martha Esperanza Ramos de Echandia, distinta advogada colombiana.
Tem residência em Portugal, onde a Faculdade de Direito de Lisboa lhe homologou o seu Curso de Direito, feito em Bogotá.
Sua sobrinha Lina Maria, jovem de 8 anos de idade, tinha-lhe pedido uma prenda de Natal, “mas que fosse diferente do habitual…uma coisa que não haja cá…” Pensou em levar um livro de contos portugueses. Dirigiu-se à Biblioteca Nacional, onde a Senhora que a atendeu, após ser esclarecida da sua pretensão, a informou da existência do livro – “Contos para os meus netos”, de Elzira Dantas Machado. Nessa mesma altura, ficou a saber alguns dados biográficos sobre Bernardino Machado e sua mulher Elzira.
No Natal passado ofereceu à sobrinha Lina Maria o prometido, uma tradução de seis dos contos do livro de Elzira Machado, numa edição por si composta.
Ficámos enternecidos e vamos ajudar a Dra. Martha Esperanza a editar na Colômbia a tradução completa dos “Contos para os meus netos”.
Tem já a gratidão da Família Machado Sá Marques!



2 comentários:

Natividade Monteiro disse...

Exmº. Senhor.

Este blog foi-me recomendado por um amigo, o Dr. João Esteves, professor de História e investigador da Área dos Estudos sobre as Mulheres.
Passeei por aqui e gostei do que vi. Os meus sinceros parabéns pela divulgação de conteúdos sobre a 1ª. República.
Faço parte de um grupo de investigadora/es que prepara uma exposição sobre as Mulheres e a República, a inaugurar a 5 de Outubro do ano corrente no Museu República e Resistência. Elzira Dantas Machado será uma das mulheres a evocar. Gostaria de lhe pedir o favor de nos ceder uma fotografia para figurar na referida exposição.
Pode responder-me para nati.monteiro@netcabo.pt
Antecipadamente grata.
Natividade Monteiro

Eduardo Santos Carneiro disse...

Caro Manuel Sá-Marques

Sou de Famalicão, uma cidade onde o nome de Bernardino Machado está presente em todo o lado. Também escrevi uma biografia simbólica desta grande personalidade da República.
Relativamente a Elzira Dantas Machado deve-se também destacar a sua importância como se fez em Lagos, onde houve uma conferência muito interessante no âmbito das comemorações do Centenário da República,o tema abordado era:” O papel da mulher na República” . O orador fez referência a Elzira Dantas Machado (1865-1942), primeira-dama, fundadora da Cruzada das Mulheres Portuguesas.

Cumprimentos

Eduardo Carneiro

http://ecfamalic.blogspot.com/2008/10/presidentes-da-repblica-portuguesa.html