- Residência de Bernardino Machado
Dos inúmeros edifícios habitados por Bernardino Machado e família, na zona de Lisboa, ainda conservo recordações da "Casa da Cruz Quebrada".
Bernardino Machado aí viveu durante dois períodos. Quando deixou a residência da Rua de S. Bernardo, onde esteve de 1908 a 1911, alugou o edifício, chamado Castelo de Santa Catarina, na Cruz Quebrada, em Março de 1911, onde se manteve até final do ano. Transfere-se depois para um "palacete" da Avenida António Augusto de Aguiar, onde fica até partir para o Brasil, em 1912. A família, durante algum tempo do ano de 1913, habita duas casas da Rua Ponta Delgada. Quando regressa do Brasil, vai viver para um prédio da Avenida 5 de Outubro, até ir para o Palácio de Belém, quando da sua primeira presidência. Findo o seu primeiro exílio, em Agosto de 1919, vai habitar um prédio da Rua das Taipas, que ainda hoje existe, após ter estado instalado na York House. Em 1922, tendo conhecimento por seu genro Alberto Sá Marques, que o Castelo de Santa Catarina estava à venda, adquire o imóvel, onde passa a viver, com a família, desde 15 de Junho de 1922, até ao início do seu segundo exílio em Fevereiro de 1927.Clique sobre as imagens e os textos, para melhor leitura.
O poeta Manuel Duarte de Almeida, discípulo querido de João de Deus e de Antero, de quem foi testemunha quando do duelo que este teve com Ramalho Ortigão, depois duma visita que fez à casa de Bernardino Machado na Cruz Quebrada, dedicou-lhe os versos que reproduzimos.
Postal de Bernardino Machado para o seu grande Amigo Lopes de Oliveira.
Recordação fotográfica da praia da Cruz Quebrada - 10 de Agosto de 1924 - da esq. para a dir. - a neta Maria Adelaide Machado Sá Marques e as filhas Jerónima Rosa e Elzira Severina, passeando de barco.
Do Diário de Notícias de 24 de Abril de 1982, digitalizamos o artigo de Carlos Pereira Callixto, que nos transmite a indignação pela demolição, em 1972, do imóvel e do que existia da fortificação...
2 comentários:
Espetaculares imagens...e mais um pouco da nossa historia e estorias que aprendo.
Muito obrigado e excelente trabalho, parabens.
fantásticas imagens. desconhecia a cruz quebrada. abraço amigo. amadeu
Enviar um comentário