quarta-feira, 10 de junho de 2009
Bernardino Machado com seus familiares no Palácio de Belém, em 1917, antes do golpe de estado Dezembrista: - da esq. para a dir. - de pé - Inácio (filho), Maria (filha), Rita Machado Sá Marques (filha) e marido Alberto Sá Marques, Elzira Dantas Machado, Jerónima (filha), Isabel Mendes Machado e marido Miguel (filho), Juliano de Carvalho (genro), Joana (filha), Domingos (filho); - sentados - Bento (filho), Sofia (filha), Narciso (filho), Maria Adelaide Sá Marques (neta), Bernardino Machado, Joaquina Machado de Carvalho (filha) e Elzira (filha).
A Revolução Sidonista
Como referimos no blogue do dia 4 de Abril passado, na madrugada do dia 10 de Dezembro de 1917 (2ª feira), quatro oficiais, a mandato da Junta Revolucionária, informaram o Presidente da República da sua prisão e cerco do Palácio de Belém.
Na correspondência de meus Pais, encontrei duas cartas referentes à detenção de meu Pai, na Cadeia Nacional (Penitenciária), no dia 11 de Dezembro de 1917, quando depois de acabar as aulas no Liceu Camões, onde era professor, e sabendo da situação criada à família de seu Sôgro, se dirigiu ao Palácio de Belém, para obter informações. Pelo mesmo motivo e na mesma altura foi também preso o Juiz António Augusto Gomes de Almendra, Juiz do Tribunal da Boa Hora...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário