quarta-feira, 17 de junho de 2009



Bernardino Machado e a Maçonaria Portuguesa


A iniciação na Loja Perseverança - Coimbra

Rafael Bordalo Pinheiro - Figurino para a peça "Formigas e Formigueiros" de Eduardo Schwalbach. Desenho aguarelado s/ papel. (1898). - MRBP/CML - Do catálogo "Caricaturas de Bernardino Machado" - Câmara Municipal de V. N. de FAMALICÃO



Adriano do Nascimento no seu opúsculo "Homens Ilustres - Bernardino Machado", ao citar a inscrição, em Outubro de 1866, na Universidade de Coimbra, de Bernardino Machado, refere que ficou "entregue aos cuidados de Olimpio Nicolau Ruy Fernandes, que então reunia em sua casa, como comensais, os estudantes, filhos das mais distintas famílias, e que era tido como homem dos melhores predicados, com grande influência pelas suas relações com as personalidades políticas e científicas da época".

Olimpio Fernades, administrador da Imprensa da Universidade de Coimbra (1820/1873) pertenceu à loja Perseverança. Foi nesta loja que, em 17 de Junho de 1874, Bernardino Machado foi iniciado, com o nome simbólico de Littré. Esta iniciação dá-se após a conclusão do seu curso em Filosofia.




No Boletim Oficial do Grande Oriente Lusitano Unido - Supremo Conselho da Maçonaria Portuguesa ; - 1898 - Maio, Junho, Agosto, Novembro (fim) e Dezembro, ao ser prestada homenagem, por seu falecimento, a Abílio Roque de Sá Barreto, Venerável da Loja Perseverança de Coimbra, menciona-se o júbilo com que Abílio Roque relembrava que tinham feito a sua iniciação nesta loja Bernardino Machado (Littré), José Maria Feio Terenas (Vitor Hugo) e Manuel Emídio Garcia (Augusto Conte). Nesta data Bernardino Machado era o Grão Mestre da Maçonaria Portuguesa.



Clicar sobra as imagens para aumentar

Abílio Roque de Sá Barreto ( Lafayette) tem ao peito a Medalha de Ouro de membro da Loja Perseverança que os seus irmãos lhe ofereceram


Sem comentários: